Onde Vivem Os Monstros de Maurice Sendak é um clássico da literatura infantil que marcou gerações, mas o reconhecimento mundial veio através da adaptação para o cinema criada por Spike Jonze em 2009. Seja como for que a obra chegou ao seu conhecimento, deve ter te marcado; e se você não conhece, agora vai saber um pouquinho mais. 🙂

onde_vivem_os_monstros_02
Max é uma criança agitada e que, como todas as crianças, quer atenção. Quando não consegue, faz malcriação e é mandado para o quarto, de castigo e sem jantar. Entediado, ele dá asas a sua imaginação e viaja num barco através dos oceanos até uma ilha onde vivem os monstros. Nessa ilha, Max se torna o Rei e promete deixar os monstros sempre felizes (como ele gostaria de ser). Eventualmente sua aventura chega ao fim e ele volta para casa.

onde_vivem_os_monstros_03
Pode parecer simples, mas Onde Vivem Os Monstros ilustra perfeitamente a expressão “ler nas entrelinhas”. Se você reler ou levar um tempo absorvendo cada uma de suas poucas linhas, vai entender. E olha que o livro leva menos de 5 minutos para ser lido. E as ilustrações são puro amor.

where_the_wild_things_are1
O filme de Spike Jonze é lindo e um dos meus favoritos da vida! Quem nunca conheceu (ou foi) uma criança como Max? Max sente-se negligenciado e por isso surta fazendo malcriação: destrói o carpete do quarto da irmã jogando gelo, sobe na bancada da cozinha e no ápice da birra, morde a própria mãe.

A maior parte do desenvolvimento da história do filme vai acontecer na ilha. Quando chega lá, um monstro está fazendo uma cena, destruindo a casa dos outros monstros e sendo agressivo. Após mandarem todos se calarem e virar o Rei, vamos observar a relação de Max com cada um desses monstros. Cada monstro tem uma personalidade diferente e cada personalidade dessas parece ser uma faceta ou um lado do próprio Max.

where_the_wild_things_are2
Carol é o monstro que mais se parece com Max e não por coincidência, vira seu melhor amigo, seu favorito. Ele é também o mais difícil de lidar. KW é outro monstro dessa ilha, ela parece ser mais conciliadora, mais maternal e cuida de Max. A relação entre o menino e os monstros vai se intensificar e é uma delícia de assistir. Ainda ouso dizer que não vi ninguém que não se emocione no final da aventura do jovem Max.

Por algum motivo (talvez por ser lindo) o site oficial do filme ainda está no ar mesmo o filme tendo sido lançado há tanto tempo e lá vocês podem descobrir mais sobre o filme e ver a carinha que ele tem: http://wwws.br.warnerbros.com/wherethewildthingsare/

where_the_wild_things_are3
Espero que quem decida se aventurar com Max e seus amigos em Onde Vivem Os Monstros possa ser tocado pela magia da história da mesma maneira que eu fui. Divirtam-se!

Trailer

Pin It on Pinterest